Notícias de saúde

OMS libera novas diretrizes para tratamento da Hipertensão Arterial

14 de setembro de 2021 (Bibliomed). O número de pessoas que vivem com hipertensão arterial dobrou para 1,28 bilhão desde 1990. A hipertensão é um assassino silencioso frequentemente relacionado com a obesidade e outras causas, e que aumenta o risco de doenças cardíacas, derrames cerebrais doenças renais, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) na semana anterior.

A taxa de hipertensão diminuiu nos países ricos - que agora costumam ter algumas das taxas mais baixas - mas aumentou em muitos países de baixa ou média renda. Como resultado, Canadá, Peru e Suíça tiveram uma das prevalências de hipertensão mais baixas do mundo em 2019, enquanto algumas das taxas mais altas foram observadas na República Dominicana, Jamaica e Paraguai para mulheres e Hungria, Paraguai e Polônia para homens.

A hipertensão pode ser facilmente diagnosticada monitorando a pressão arterial e tratada com medicamentos de baixo custo, mas metade das pessoas afetadas não sabe de sua condição e assim não recebem tratamento, disseram a OMS e o Imperial College London em um estudo conjunto.

Cerca de 17,9 milhões de pessoas morreram em 2019 de doenças cardiovasculares, respondendo por uma em cada três mortes globais, sendo a hipertensão um fator importante, de acordo com a OMS. Além dos fatores de risco genéticos para hipertensão, existem "fatores de risco modificáveis" ligados ao estilo de vida.

Segundo a OMS, sabe-se que o tratamento é barato, são remédios de baixo custo. Mas é preciso incluí-los na cobertura universal de saúde, então isso não é um que o paciente deveria ter, e sim ser coberto pelos sistemas de seguros de saúde.

Entre os fatores modificáveis, podem ser incluídas aquelas dietas não saudáveis, o sedentarismo, o consumo de tabaco e álcool, o diabetes não controlado e o excesso de peso.

O ‘Guia da OMS para o tratamento farmacológico da hipertensão em adultos’, também lançado na semana anterior, fornece novas recomendações para ajudar os países a melhorar o tratamento da hipertensão.

O Dr. Taskeen Khan, do Departamento de Doenças Não Transmissíveis da OMS, que liderou o desenvolvimento da diretriz, disse: “A nova diretriz global sobre o tratamento da hipertensão, a primeira em 20 anos, fornece a orientação baseada em evidências mais atual e relevante sobre o início de medicamentos para hipertensão em adultos.”

As recomendações abrangem o nível de pressão arterial para iniciar a medicação, que tipo de medicamento ou combinação de medicamentos usar, o nível de pressão arterial alvo e com que frequência fazer verificações de acompanhamento da pressão arterial. Além disso, a diretriz fornece a base de como os médicos e outros profissionais de saúde podem contribuir para melhorar a detecção e o controle da hipertensão.

Fonte: WHO Joint News Release. August 2021. Geneva, Switzerland.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários