Notícias de saúde

Como a inflamação que causa a morte em pacientes com COVID-19?

09 de setembro de 2021 (Bibliomed). À medida que aumenta a evidência clínica de que a principal causa de morte em pacientes com COVID-19 é a perigosa condição conhecida como tempestade de citocinas, pesquisadores da Universidade de Alberta identificaram uma proteína no sangue que poderia ser a responsável.

A equipe descobriu que os pacientes com COVID-19 têm níveis significativamente elevados da proteína chamada galectina-9 em seu plasma sanguíneo. Talvez mais importante, também encontraram uma correlação positiva entre os níveis de galectina-9 e citocinas pró-inflamatórias liberadas no sangue, o que pode levar a uma tempestade de citocinas.

Expandindo seu trabalho anterior com pacientes com HIV, AIDS e câncer, os pesquisadores analisaram o plasma sanguíneo de 120 pacientes com COVID-19, e verificaram que os níveis de galectina-9 eram substancialmente mais elevados nesses pacientes do que em indivíduos com HIV e câncer. Quando se comparam os níveis de galectina-9 nos pacientes COVID-19 aos de pacientes com HIV e câncer, pode-se distinguir facilmente os pacientes COVID com base nos níveis de galectina-9.

Os resultados sugerem que os níveis de galectina-9 no corpo podem ser usados ??como um biomarcador para diagnosticar COVID-19 usando o sangue de um paciente, potencialmente fornecendo outra ferramenta para o teste de COVID-19. Os níveis também poderiam ser usados ??para indicar a gravidade da doença, embora sejam necessários mais estudos sobre esse aspecto.

Fonte: mBio (2021). DOI: 10.1128/mBio.00384-21.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários