Notícias de saúde
23 de outubro de 2020 (Bibliomed). Os adultos mais velhos com transtornos mentais têm até duas vezes mais chances de morrer de COVID-19 grave do que aqueles sem as condições, revelou um estudo da Yale University School of Medicine, nos Estados Unidos.
Os pesquisadores analisaram dados de 1.685 adultos com idades entre 47 e 83 anos que foram hospitalizados com o vírus. Entre esses pacientes, 28% tinham um diagnóstico psiquiátrico prévio e 19% morreram de COVID-19. Pacientes que foram diagnosticados com transtorno psiquiátrico tendiam a ser mais velhos, mulheres, brancas e não hispânicas.
Esses pacientes também eram mais propensos a ter problemas de saúde subjacentes - incluindo câncer maligno, doença cerebrovascular, insuficiência cardíaca congestiva, diabetes, doença renal, doença hepática, infarto do miocárdio e HIV.
Trinta e seis por cento dos pacientes com COVID-19 hospitalizados previamente diagnosticados com transtorno psiquiátrico morreram dentro de duas semanas de internação, enquanto 45% morreram dentro de quatro semanas. Em comparação, 15% daqueles sem diagnóstico psiquiátrico prévio morreram dentro de duas semanas de hospitalização e 32% morreram dentro de quatro semanas.
Embora os pesquisadores não tenham avaliado o risco de morte por COVID-19 com base em transtornos mentais específicos, vários - principalmente depressão e ansiedade - foram associados ao aumento da inflamação em certas partes do cérebro.
A inflamação multissistêmica também é uma das várias complicações de saúde principais associadas ao COVID-19. No entanto, os pesquisadores dizem que, embora seja possível que a inflamação possa explicar a ligação entre a doença mental e a morte pelo novo coronavírus, são necessárias mais pesquisas para confirmá-la.
Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2020.23282.
Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.
Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.
Veja também