Notícias de saúde

Diabetes gestacional aumentou 30% entre 2011 e 2019

06 de setembro de 2021 (Bibliomed). Um número crescente de mulheres grávidas está desenvolvendo diabetes gestacional, colocando elas e seus bebês em risco de complicações no futuro. O diabetes gestacional é um tipo de diabetes que se desenvolve durante a gravidez em mulheres que ainda não eram diabéticas.

Entre 2011 e 2019, as taxas de diabetes gestacional nos Estados Unidos aumentaram 30%, de acordo com um grande estudo nacional realizado pela Northwestern University. Os fatores que alimentam a tendência preocupante ainda não são claros.

Se não for tratada, a diabetes gestacional pode aumentar o risco de uma mulher ter pressão alta durante a gravidez e as chances de ter um bebê grande que precise ser feito por cesariana. E no futuro, tanto a mãe quanto o bebê têm maior probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2 e doenças cardíacas, de acordo com a American Diabetes Association.

O diabetes gestacional, que geralmente é diagnosticado durante o segundo trimestre da gravidez, ocorre quando a mãe não produz insulina suficiente. Isso faz com que seus níveis de açúcar no sangue aumentem, arriscando danos a longo prazo. O tratamento, que começa com dieta e exercícios, visa manter os níveis de açúcar no sangue dentro da faixa normal. Às vezes, são necessários testes diários de glicose e injeções de insulina.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de cerca de 13 milhões de mães nos Estados Unidos que tiveram seu primeiro bebê entre 2011 e 2019. Eles não apenas encontraram um aumento nas taxas de diabetes gestacional, mas também notaram um correspondente aumento dos fatores de risco, incluindo história de excesso de peso e idade materna avançada.

As taxas de diabetes gestacional aumentaram em todos os grupos étnicos, com o maior aumento observado entre norte-americanas de origem asiática e indiana, seguidos por mulheres hispânicas. Enquanto isso, as mulheres negras eram mais propensas a ter diabetes antes de engravidar.

Para os pesquisadores, identificar intervenções em nível comunitário, bem como políticas estaduais e nacionais para melhorar a saúde antes, durante e depois da gravidez é fundamental para melhorar a saúde não apenas da gestante, mas também do seu filho ao longo da vida.

Fonte: Journal of the American Medical Association. DOI: 10.1001/jama.2021.7520.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários