Notícias de saúde

Teste genético pode prever risco de hipertensão na gravidez

30 de agosto de 2021 (Bibliomed). Duas variantes genéticas únicas causam pressão alta de início súbito em mulheres grávidas, descobriu um estudo da Queen Mary University of London, na Inglaterra. A descoberta significa que testes genéticos podem ser usados ??para detectar essas variantes em mulheres grávidas e identificar aquelas em risco de pressão alta ou hipertensão.

No estudo, os testes para as variantes identificaram corretamente nove entre 10 mulheres que desenvolveram pressão alta durante a gravidez, permitindo-lhes iniciar o tratamento mais cedo. Mulheres com pressão alta durante a gravidez têm maior risco de acidente vascular cerebral e parto prematuro.

Os pesquisadores explicam que a causa mais comum de pressão alta é um pequeno nódulo benigno ou crescimento em uma das glândulas suprarrenais, que estão localizadas perto dos rins e produzem hormônios esteroides.

O hormônio aldosterona estimula os rins a reter sal e, portanto, aumenta a pressão arterial, uma condição conhecida como aldosteronismo primário que é resistente à maioria dos medicamentos prescritos.

Neste novo estudo, os pesquisadores encontraram duas variantes genéticas que causam aldosteronismo primário, particularmente em mulheres com início súbito de hipertensão e potássio no sangue nos primeiros meses de gravidez.

As variantes - CTNNB1 e GNA11 - ativam uma molécula receptora nas células adrenais que reconhece o hormônio da gravidez gonadotrofina coriônica humana. Esse mesmo hormônio é medido em testes de gravidez de rotina e, em algumas pessoas que estão grávidas, ele provoca um aumento na produção de aldosterona, causando pressão alta.

As mulheres grávidas no estudo com teste positivo para as duas variantes foram submetidas a um procedimento para remover o crescimento benigno em suas glândulas suprarrenais após o parto. O procedimento resolveu a pressão alta e permitiu que interrompessem o tratamento medicamentoso para a doença.

Fonte: Nature Genetics. DOI: 10.1038/s41588-021-00906-y.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários