Notícias de saúde

TDAH pode aumentar risco de doenças físicas

23 de agosto de 2021 (Bibliomed). Embora as pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) experimentem a desatenção, impulsividade e hiperatividade que são características do transtorno, elas também podem precisar estar cientes de seu maior risco de muitas doenças físicas.

Uma nova pesquisa do Instituto Karolinska, na Suécia, identificou riscos mais elevados no sistema nervoso, doenças respiratórias, musculoesqueléticas e metabólicas entre os indivíduos que têm TDAH. O estudo também examinou se fatores genéticos ou ambientais estão em jogo no aumento do risco.

Os pesquisadores descobriram que o risco aumentado era em grande parte devido a fatores genéticos que contribuíam tanto para o TDAH quanto para as doenças físicas, com exceção de distúrbios do sistema nervoso e doenças relacionadas à idade. Irmãos de indivíduos com TDAH também aumentaram significativamente o risco para a maioria das condições físicas.

No estudo, a equipe de pesquisa identificou mais de 4 milhões de pares de irmãos e meio-irmãos maternos nascidos entre 1932 e 1995 por meio de registros suecos. Os participantes foram acompanhados entre 1973 e 2013. Os pesquisadores também acessaram diagnósticos clínicos por meio do Registro Nacional de Pacientes da Suécia, examinando 35 diferentes condições físicas em indivíduos com TDAH em comparação àqueles sem e em irmãos de indivíduos com TDAH em comparação com irmãos de pessoas sem TDAH.

Para os indivíduos com TDAH, as associações mais fortes foram encontradas para doenças do sistema nervoso, respiratórias, musculoesqueléticas e metabólicas. Os mais fortemente associados ao TDAH foram doença hepática relacionada ao álcool, distúrbios do sono, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), epilepsia, doença hepática gordurosa e obesidade. O TDAH também foi associado a um risco ligeiramente aumentado de doença cardiovascular, doença de Parkinson e demência.

Fonte: Instituto Karolinska. Press-release. August 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários