Notícias de saúde

Terapia on-line é eficaz para crianças com TOC

20 de agosto de 2021 (Bibliomed). Crianças com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) se beneficiam de sessões regulares com terapeutas profissionais conduzidas virtualmente pela Internet, mostra um novo estudo da Instituto Karolinska, na Suécia. A abordagem também oferece economia de custos significativa em relação à terapia cognitivo-comportamental tradicional realizada presencialmente.

Das crianças que participaram de 14 sessões de terapia online durante um período de 16 semanas, 68% foram consideradas "respondentes ao tratamento", o que significa que experimentaram uma melhora significativa nos sintomas - até seis meses depois.

Uma porcentagem semelhante de crianças que participaram de 14 sessões de terapia cognitivo-comportamental (TCC) durante um período de 16 semanas, também atendeu aos critérios de resposta ao tratamento.

Os pesquisadores explicam que a terapia on-line, quando oferecida em formato de tratamento escalonado, tem efeitos comparáveis à terapia tradicional face a face, com a vantagem de que as sessões podem ocorrer em horários convenientes para terapeutas e pacientes, sem a necessidade de que os pais faltem ao trabalho para leva-los à consulta ou que as crianças faltem à escola.

Para este estudo, os pesquisadores compararam a eficácia e o custo da TCC online e presencial em 151 crianças com TOC. As crianças no programa online participaram de 14 exercícios guiados por terapeutas que ofereceram educação sobre estratégias para controlar seus sintomas, bem como recomendações para prevenção e prevenção de recaídas.

As 74 crianças e seus pais e responsáveis ??no programa online podem se comunicar diretamente com os terapeutas por meio do sistema de mensagens integrado do programa. Enquanto isso, as 77 crianças restantes - e, conforme necessário, seus pais e responsáveis ??- participaram de 14 sessões tradicionais de TCC presenciais.

Cinquenta das 74 crianças no grupo de terapia online e 52 das 77 no grupo de TCC tradicional responderam ao tratamento. As crianças e suas famílias no programa baseado na Internet viram uma economia média de custos de cerca de US$ 2.100 em relação à TCC tradicional, tanto em termos de custos diretos, quanto na redução de perda de trabalho para pais e responsáveis.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.18516.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários