Notícias de saúde

Estatinas parecem proteger contra COVID-19 grave

12 de agosto de 2021 (Bibliomed). As estatinas redutoras de colesterol podem ajudar a diminuir o risco de morrer de COVID-19? Para pacientes com histórico de hipertensão ou doença cardíaca, a resposta parece ser sim. Pelo menos essa é a conclusão de um novo estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que alistou cerca de 10.500 pacientes em 104 hospitais dos EUA entre janeiro e setembro de 2020.

Todos os pacientes foram internados com um sério ataque de COVID-19. Antes da hospitalização, 42% tomavam estatinas para controlar o colesterol alto, com 7% tomando estatinas sozinhas e 35% tomando estatinas e medicamentos para pressão arterial. No final, cerca de um quinto dos pacientes sucumbiu ao COVID-19 ou teve alta para um hospital.

Segundo os pesquisadores, os pacientes que tomavam medicamentos com estatina antes de serem hospitalizados devido ao COVID-19 tinham um risco 41% menor de morrer durante essa hospitalização, mesmo depois de ajustar para outros fatores como idade, sexo, outros problemas médicos e que tipo de seguro médico que tinham.

Depois de analisar os dados coletados pela American Heart Association, os pesquisadores também concluíram que o uso de estatinas estava relacionado a um risco 25% menor de desenvolver um "desfecho grave" como resultado da infecção por COVID-19.

De acordo com os autores, esses resultados podem ocorrer porque as estatinas podem estabilizar as condições cardíacas subjacentes para as quais são prescritas, tornando os pacientes mais propensos a se recuperarem do COVID-19.

Fonte: PLOS ONE. DOI: 10.1371/journal.pone.0254635.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários