Notícias de saúde

Existe relação entre hirsutismo idiopático e Síndrome dos Ovários Policísticos?

09 de agosto de 2021 (Bibliomed). Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o hirsutismo é um aumento da quantidade de pelos na mulher em locais comuns ao homem. Embora seja raro, costuma afetar as mulheres durante os anos férteis e após a menopausa. Geralmente, está associado à irregularidade menstrual, alterações hormonais, infertilidade e acne, mas muitos casos não têm causa definida. 

Embora os impactos negativos do hirsutismo idiopático (HI) nos aspectos psicológicos sejam bem documentados, não há estudos suficientes para estimar a prevalência desse distúrbio endócrino. Em uma nova revisão sistemática e metanálise, pesquisadores procuraram estimar a prevalência combinada de hirsutismo idiopático (HI) na população de mulheres. O estudo foi publicado na revista Journal of Cosmetic Dermatology.

Os bancos de dados PubMed, Scopus e Web of Science foram pesquisados em busca de artigos sobre a prevalência de IH em mulheres publicados entre o início e setembro de 2020. Dos 8.346 registros recuperados por meio das buscas, oito estudos foram selecionados para as análises finais. Uma metarregressão foi realizada para avaliar o impacto dos critérios de diagnóstico da síndrome dos ovários policísticos (SOP) e da etnia na prevalência combinada do hirsutismo idiopático.

De acordo com a análise de meta-regressão, a prevalência combinada de HI não variou significativamente com base nos critérios de diagnóstico de síndrome dos ovários policísticos e etnia.

A metanálise descobriu que a prevalência combinada de HI foi de 7,74%, sem diferença entre os critérios de SOP e os subgrupos de etnia.

Fonte: Journal of Cosmetic Dermatology. DOI: 10.1111/jocd.14313.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários