Notícias de saúde

Contato com chumbo na infância pode alterar personalidade

03 de agosto de 2021 (Bibliomed). A exposição ao chumbo na infância pode afetar a personalidade na idade adulta? Segundo um estudo de longo prazo, sim. A descoberta decorre de uma análise de dados sobre os níveis de chumbo atmosférico nos Estados Unidos e 37 nações europeias desde 1960.

Os níveis de chumbo foram comparados com as respostas a uma pesquisa de personalidade de cerca de 1,5 milhão de homens e mulheres. Resultado: os norte-americanos criados em áreas com altos níveis de chumbo transportado pelo ar tornaram-se menos conscienciosos, menos agradáveis ??e, nas idades entre 20 e 30 anos, mais neuróticos.

Os pesquisadores da Universidade do Texas, responsável pelo estudo, explicam que o chumbo atmosférico, como todas as fontes de exposição ao chumbo, é muito perigoso. Segundo eles, mesmo os baixos níveis de exposição ao chumbo têm sido associados a problemas de saúde, distúrbios mentais, inadimplência escolar e vários outros resultados.

Além disso, os autores ressaltam, que mesmo a exposição a um baixo nível de chumbo pode afetar negativamente os traços de personalidade, prejudicando o bem-estar, a expectativa de vida e as perspectivas econômicas das pessoas ao longo da vida.

O estudo apontou para uma diferença fundamental entre os Estados Unidos e a Europa: embora a exposição na infância a altos níveis de chumbo levasse a uma redução da consciência entre os adultos nos EUA, esse não era o caso entre os europeus.

Mas havia boas notícias em ambos os lados do Atlântico: na Europa e nos Estados Unidos, o chumbo foi removido da atmosfera e os níveis gerais de exposição ao chumbo estão mais baixos do que nunca.

Fonte: Proceedings of the National Academy of Sciences. DOI: 10.1073/pnas.2020104118.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários