Notícias de saúde

Relacionamentos próximos e saudáveis podem melhorar a saúde

17 de outubro de 2023 (Bibliomed). Pessoas que têm relacionamentos próximos e saudáveis, sendo suas experiências positivas ou negativas, podem ter melhor saúde, indica estudo da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia.

Os pesquisadores analisaram os efeitos de experiências de relacionamento positivas e negativas no corpo. Para fazer isso, pouco mais de 4.000 participantes completaram check-ins diários usando seu smartphone ou smartwatch durante um período de três semanas. Isso forneceu avaliações de sua pressão arterial, frequência cardíaca, níveis de estresse e enfrentamento. A cada três dias, os participantes também compartilharam suas reflexões sobre as experiências positivas e negativas em seus relacionamentos mais próximos.

Aqueles que tiveram experiências mais positivas, em média, relataram menor estresse, melhor enfrentamento e menor reatividade da pressão arterial sistólica, levando a um melhor funcionamento fisiológico na vida diária. Os altos e baixos diários nas experiências negativas de relacionamento foram especialmente preditivos de resultados como estresse, enfrentamento e pressão arterial sistólica.

Fonte: Social Psychological and Personality Science. DOI: 10.1177/19485506231156018.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários