Notícias de saúde

Chile recomenda 3ª dose de Coronavac

16 de julho de 2021 (Bibliomed). Pesquisadores chilenos recomendaram uma terceira dose da Coronavac para proteção contra a variante Delta, conhecida também como variante Indiana, que é até 50% mais contagiosa. Essa terceira dose de reforço deve ser aplicada seis meses após a primeira.

Os pesquisadores do Instituto do Milênio de Imunologia e Imunoterapia do Chile explicam que a recomendação se baseia em um estudo realizado com 2.000 participantes que foram acompanhados após receber a vacina da farmacêutica Sinovac. De acordo com os resultados, após seis meses da primeira dose, menos de 3% dos participantes foram diagnosticados com COVID-19, porém, houve uma queda nos níveis de anticorpos, o que levou à recomendação da dose de reforço.

A determinação da eficácia da vacina contra a variante delta do vírus foi feita através de um teste de laboratório que mostrou que anticorpos neutralizantes foram reduzidos em até quatro vezes em comparação com os produzidos contra a cepa original do coronavírus.

O Chile conta com 73,1% da população vacinada com ao menos uma dose de imunizante contra a COVID-19, em sua maioria a Coronavac, e desde junho vacina adolescentes de 12 a 17 anos com o imunizante de Pfizer/BioNTech.

Fonte: Reuters. July 15, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários