Notícias de saúde

CoronaVac é segura e eficaz, mostra estudo

12 de abril de 2021 (Bibliomed). As vacinas são necessárias com urgência para combater a morbidade e mortalidade sem precedentes da COVID-19. A administração de vírus inativados é uma plataforma comum e madura para o desenvolvimento de novas vacinas. A CoronaVac é uma vacina inativada que já havia sido submetida a testes pré-clínicos e testes clínicos de fases I/II.

Agora, pesquisadores brasileiros, liderados pela equipe do Instituto Butantan, que é responsável pela produção a CoronaVac no Brasil, conduziu um ensaio clínico de fase 3 entre profissionais de saúde saudáveis??em 16 centros no Brasil.

Realizado entre 21 de julho e 16 de dezembro de 2020, o estudo envolveu 12.396 participantes que foram inscritos e receberam pelo menos uma vacina ou dose de placebo. Foram 9.823 participantes que receberam as duas doses e foram acompanhados por pelo menos 14 dias e, portanto, alcançaram a análise final de eficácia. Foram registrados 253 casos confirmados de COVID-19: 85 casos entre 4.953 participantes no grupo de vacina e 168 casos entre 4.870 participantes no grupo de placebo. Foram registrados seis casos de COVID-19 grave, todos no grupo placebo.

A vacina alcançou eficácia contra COVID-19 sintomático de 50,7% em casos leves, 83,7% em casos moderados e 100% em casos graves. Além disso, a CoronaVac se mostrou eficaz, também, contra as variantes brasileiras do coronavírus.

Atualmente, a aplicação indicada da CoronaVac é de duas doses com intervalo de que varia entre 14 e 28 dias após a primeira dose. No estudo, um grupo recebeu a segunda com intervalo de 14 dias e o outro com interbalo de 21 dias. Os resultados mostram também que a vacina é ainda mais eficaz quando a segunda dose é aplicada em intervalo igual ou superior a 21 dias da primeira, chegando a 62,3% de eficácia para casos leves.

Segundo os pesquisadores, esses resultados mostraram que a CoronaVac tem um bom perfil de segurança e é eficaz contra qualquer infecção sintomática por SARS-CoV-2, sendo altamente protetora contra COVID-19 moderada e grave.

Fonte: Efficacy and Safety of a COVID-19 Inactivated Vaccine in Healthcare Professionals in Brazil: The PROFISCOV Study (April 11, 2021).

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários