Notícias de saúde

Morte de Homem de 70 Anos Reacende Temor Sobre Vaca Louca

LONDRES (Reuters) - A morte de um homem de 74 anos de idade, vítima da forma humana da doença da vaca louca no sábado, forçou os cientistas britânicos a reavaliar as taxas de vítimas fatais da variante da doença de Creuzlfeldet-Jakob (vCJD).

Até agora, a maioria das vítimas registradas foi entre jovens acima de 12 anos de idade com apenas um foco de mortes entre pessoas com mais de 55 anos de idade. Os cientistas da Unidade de Nacional de Vigilância da CJD, em Edimburgo, confirmaram que o homem foi vítima da doença.

Para o assessor do governo, professor Roy Anderson, a confirmação dessa última das 85 mortes registradas até agora na Grã-Bretanha provocou uma reavaliação sobre a dimensão de uma possível epidemia.

"Estamos tentando refazer as análises porque temos estado um tanto enganados ao considerar agrupamentos de casos em faixas etárias mais jovens", disse Anderson ao jornal Independent.

As estimativas de modelos computadorizados feitas pelo especialista tinham previsto originalmente que mais de 6 mil pessoas foram infectadas entre 1980 e 1996. Agora, a estatística poderia chegar a 130 mil.

Os cientistas britânicos disseram na semana passada, depois da divulgação de um levantamento sobre a doença, que a crise poderia ter sido evitada se os funcionários públicos e integrantes do ministério tivessem ouvido os alertas feitos há uma década.

A pesquisa concluiu que o governo enganou a opinião pública por anos sobre o perigo da carne britânica e as chances da doença da vaca louca se disseminar entre humanos.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários