Notícias de saúde

Estudo: combinar AstraZeneca e Pfizer é seguro

26 de julho de 2021 (Bibliomed). Estudo sul-coreano mostrou que a vacinação mista com doses da AstraZeneca e da Pfizer aumentou em até seis vezes o nível de anticorpos neutralizantes do COVID-19. O estudo foi realizado com 499 profissionais de saúde que foram divididos em grupos que receberam doses mistas ou duas doses de cada imunizante (Pfizer ou AstraZeneca).

Todos apresentaram anticorpos neutralizantes, mas aqueles que receberam uma dose de cada imunizante tinham quantidades semelhantes de anticorpos neutralizantes encontrados no grupo que recebeu duas injeções da Pfizer.

Em relação às variantes de preocupação, como os pesquisadores chamam as variantes do coronavírus que representam maior risco de contágio e morte, nenhum dos grupos demonstrou atividade neutralizante reduzida contra a variante Alpha (conhecida como variante do Reino Unido), mas a neutralização diminuía de 2,5 a 6 vezes para as variantes Beta, Gama e Delta (conhecidas como da África do Sul, Brasil e Índia, respectivamente).

De acordo com os pesquisadores, os dados servem de suporte para que os países tomem a decisão de adotar ou não o sistema de vacinação mista.

Fonte: CNN. July 26, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários