Notícias de saúde

EUA fazem alerta sobre complicações cardíacas das vacinas Pfizer-BioNTech e Moderna

29 de junho de 2021 (Bibliomed). O Food and Drug Adminstration dos EStados Unidos (FDA) está anunciando revisões nas fichas técnicas para as vacinas Moderna e Pfizer-BioNTech COVID-19 com relação aos riscos aumentados sugeridos de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) e pericardite (inflamação do tecido ao redor do coração) após a vacinação. Relatos deste tipo de casos foram feitos principalmente relacionados à vacinação de pessoas jovens.

Para cada vacina, o folheto informativo para profissionais de saúde que administram vacina (provedores de vacinação) foi revisado para incluir um aviso sobre miocardite e pericardite e o folheto informativo para destinatários e cuidadores foi revisado para incluir informações sobre miocardite e pericardite.

Esta atualização segue uma extensa revisão de informações e a discussão do Comitê Consultivo sobre Práticas de Imunização do CDC.

O aviso nas fichas técnicas para profissionais de saúde que administram vacinas observa que os relatos de eventos adversos sugerem riscos aumentados de miocardite e pericardite, particularmente após a segunda dose e com início dos sintomas alguns dias após a vacinação.

Além disso, as fichas técnicas para destinatários e cuidadores dessas vacinas observam que os destinatários da vacina devem procurar atendimento médico imediatamente se tiverem dor no peito, falta de ar ou sensação de batimento cardíaco acelerado, palpitante ou acelerado após a vacinação.

O FDA e o CDC estão monitorando os relatórios, coletando mais informações e fará o acompanhamento para avaliar os resultados de longo prazo ao longo de vários meses.

Fonte: FDA. June 25, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários