Notícias de saúde

Vacinas Pfizer versus Moderna: qual a mais eficaz?

07 de janeiro de 2022 (Bibliomed). Na primeira comparação direta da eficácia das vacinas Pfizer-BioNTech e Moderna COVID-19, pesquisadores examinaram os registros eletrônicos de saúde de veteranos que receberam cada vacina. Ambas as vacinas foram altamente eficazes na prevenção de resultados de COVID-19, como infecção documentada, hospitalização e morte.

No entanto, constatou-se que a vacina Moderna oferece um maior nível de proteção, incluindo um risco 21% menor de infecção documentada e 41% menor risco de hospitalização, de acordo com a equipe de pesquisa.

Os pesquisadores elaboraram seu estudo comparativo de eficácia para abordar a questão anteriormente sem resposta de qual das duas vacinas de mRNA é mais eficaz. A eficácia foi medida em termos de cinco desfechos relacionados ao COVID: COVID-19 documentado, doença sintomática, hospitalização, admissão na UTI e morte. Os investigadores confiaram nos registros eletrônicos de saúde de veteranos dos EUA que receberam uma das duas vacinas COVID-19 entre o início de janeiro de 2021 e meados de maio de 2021.

Conforme planejado inicialmente, a pesquisa se concentrou na variante Alpha que predominava na época. O estudo combinou 219.842 recipientes da vacina Pfizer com o mesmo número de recipientes da vacina Moderna. Os dois grupos foram combinados com base em uma variedade de fatores clínicos e demográficos que podem afetar os resultados.

Durante o período de acompanhamento de 24 semanas do estudo, o risco estimado de infecção documentada foi de 4,52 eventos por 1.000 pessoas no grupo da vacina Moderna e 5,75 por 1.000 no grupo da Pfizer. Isso representa um excesso de 1,23 casos de infecção documentada por 1.000 pessoas no grupo da Pfizer. Os pesquisadores também observaram um excesso de COVID-19 sintomática (0,44 eventos), hospitalização (0,55 eventos), admissão na UTI (0,10 eventos) e morte (0,02 eventos) por 1.000 pessoas no grupo Pfizer em relação ao grupo Moderna, mas estes as diferenças eram menores.

Esse padrão de menor risco para a Moderna se manteve em uma fase adicional de pesquisa, cobrindo um período com Delta como sendo a principal linhagem. Nesta comparação, o risco excessivo de infecção documentada ao longo de 12 semanas foi de 6,54 eventos por 1.000 pessoas para a vacina Pfizer, em comparação com a Moderna. Dado o curto período de tempo disponível para esta pesquisa complementar, a infecção foi o único resultado que os pesquisadores analisaram. Além disso, as estimativas foram consideradas menos precisas porque um número menor de indivíduos era elegível para esta análise.

Segundo os autores, ambas as vacinas são incrivelmente eficazes, com apenas raros casos de infecção. Mas, independentemente da cepa predominante - Alpha antes e depois Delta depois – a vacina da Moderna se mostrou um pouco mais eficaz.

Fonte: New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2115463.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários