Notícias de saúde

Estudo vai analisar a ivermectina como tratamento para COVID-19

23 de junho de 2021 (Bibliomed). Um estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra, está investigando tratamentos que possam acelerar a recuperação, reduzir a gravidade dos sintomas a prevenir a necessidade de internação hospitalar em pessoas com COVID-19. O estudo, chamado de PRINCIPLE, já recrutou mais de 5.000 voluntários em todo o Reino Unido.

Uma das drogas que estão sendo analisadas a é ivermectina, um medicamento antiparasitário de amplo espectro. Em estudos de laboratório, a droga demonstrou poder reduzir a carga viral e a duração de sintomas em pacientes infectados com o novo coronavírus e que apresentavam sintomas leves.

Embora a ivermectina seja usada rotineiramente em alguns países para tratar COVID-19, há poucas evidências de ensaios clínicos randomizados em grande escala para demonstrar que ela pode acelerar a recuperação da doença ou reduzir a internação hospitalar.

A ivermectina é o sétimo tratamento a ser investigado no estudo PRINCIPLE e atualmente está sendo avaliada juntamente com o um antiviral para influenza, o favipiravir.

Destaca-se que o estudo busca tratamentos para pessoas já infectadas com o novo coronavírus e não tratamentos precoces para evitar o contágio pelo vírus. Até o momento, nenhum medicamento conhecido demonstrou ser capaz de prevenir a infecção, sendo a melhor maneira de prevenção a vacinação combinada com uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.

Fonte: Platform Randomised Trial of Treatments in the Community for Epidemic and Pandemic Illnesses (PRINCIPLE). University of Oxford. June 23, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários