Notícias de saúde

Cartilagem de Tubarão não Combate o Câncer, Diz Estudo

BRUXELAS (Reuters) - Pacientes com câncer que buscam tratamento para a doença em cápsulas de cartilagem de tubarão podem estar jogando dinheiro fora, afirmou uma especialista em câncer na sexta-feira.

Lene Adrian, do Hospital Universitário de Copenhague, na Dinamarca, disse que, em testes, o suplemento não teve efeito em pacientes dinamarquesas com câncer de mama.

"Não houve evidência de que a terapia teve qualquer benefício e não aconselho pacientes a usá-la", afirmou a especialista durante a Conferência Européia de Câncer de Mama, na sexta-feira.

A cartilagem de tubarão começou a ser comercializada como um tratamento alternativo para o câncer no início da década de 90, quando foi publicado o livro "Sharks Don't Get Cancer" (tubarões não têm câncer), de William Lance.

O livro sugeria que uma proteína presente na cartilagem de tubarão impedia que o animal desenvolvesse câncer bloqueando a formação de pequenos vasos sanguíneos necessários à sobrevivência e ao crescimento de células cancerosas.

Desde então, cientistas descobriram que tubarões desenvolvem câncer. Mas eles apresentam uma taxa menor da doença do que outros peixes e humanos.

Os pesquisadores dinamarqueses testaram o tratamento em 17 mulheres com câncer de mama avançado que não responderam a outros tratamentos.

As pacientes tomaram 24 cápsulas de cartilagem de tubarão por dia durante três meses, mas a doença continuou a progredir em 15 mulheres e uma desenvolveu câncer no cérebro.

O câncer se estabilizou em uma paciente, entretanto, Adrian disse que isso não é raro em pacientes com câncer de mama a disseminação para outra parte do corpo.

"A evidência de que a cartilagem de tubarão não tem espaço no tratamento de câncer está ganhando forças. Não recomendo seu uso, uma vez que ela não tem efeito convincente, produz efeitos colaterais gastrointestinais e é cara", disse Adrian.

Os resultados do estudo dinamarquês dão suporte à pesquisa anterior que descobriu que cartilagem de tubarão em pó não preveniu o crescimento do tumor em 60 pacientes com câncer avançado.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários