Notícias de saúde

Desigualdade de renda aumenta risco de COVID-19

15 de junho de 2021 (Bibliomed). Níveis elevados de desigualdade de renda aumentam o risco de uma região sofrer mais casos e mortes de COVID-19, de acordo com um estudo realizado na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

As áreas com níveis mais altos de distribuição desigual de renda têm uma probabilidade aumentada de até 30% de aumento no número de casos de coronavírus e um risco aumentado de até 50% de mais mortes pela doença.

Isso foi particularmente verdadeiro durante o verão de 2020 (entre junho e setembro no Hemisfério Norte), quando a contagem de casos nos Estados Unidos atingiu um pico inicial de até 75.000 por dia, com base nos números dos Centers for Disease Control and Prevention.

O novo estudo é baseado em uma análise da renda do condado e dados de casos e óbitos do COVID-19 para todos os mais de 3.200 condados nos Estados Unidos e Porto Rico. A desigualdade de renda foi medida usando o coeficiente de Gini, uma medida comumente usada para distribuição de renda desenvolvida pelo pesquisador italiano Corrado Gini em 1912, com 0 sendo "igualdade perfeita" e 1 sendo desigualdade máxima.

O coeficiente de Gini, de acordo com o Banco Mundial, leva em consideração o número de pessoas que vivem em domicílios com renda abaixo do limite de "igualdade perfeita" para um determinado país ou região. Nos Estados Unidos, o coeficiente de Gini médio estava entre 0,4 e 0,5.

Para cada aumento de 0,05 ponto no coeficiente de Gini, o risco de casos COVID-19 mais elevados aumentou 18% em março e abril de 2020, 23% em maio e junho de 2020 e 28% em julho e agosto de 2020. Da mesma forma, para cada aumento de 0,05 ponto no coeficiente de Gini, o risco de maiores mortes pela doença aumentou 25% em março e abril, 20% em maio e junho e 46% em julho e agosto.

De acordo com os pesquisadores, a desigualdade de renda pode exacerbar as diferenças socioeconômicas e piorar os efeitos da baixa renda na saúde, isso porque as pessoas de baixa renda podem ser forçadas a permanecer na força de trabalho, mesmo que seja arriscado, apenas para sobreviver em um lugar que também possui grande riqueza.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.8799.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários