Notícias de saúde

Doença Inflamatória Bucal Pode Aumentar Risco de Derrame

NOVA YORK (Reuters Health) - A periodontite, doença inflamatória nos tecidos que envolvem os dentes, além de ter um aspecto desagradável e ser desconfortável, pode aumentar significativamente o risco de derrame, de acordo com resultados de um estudo norte-americano.

Tiejian Wu e sua equipe, da Universidade Estadual de Nova York, em Buffalo, examinaram a relação entre a periodontite e o risco de derrame em cerca de 10.000 adultos que participaram em uma grande pesquisa de saúde realizada entre o início da década de 70 e 1992.

"Descobrimos que a periodontite estava associada a um risco maior de derrame em um acompanhamento de 21 anos de adultos norte-americanos", disse Wu à Reuters Health.

A periodontite começa como uma gengivite, condição em que gengivas inchadas sangram facilmente. Sem tratamento, esta doença progride para a periodontite, a inflamação dos tecidos que dão suporte aos dentes. Eventualmente, pode haver perda de osso e tecido.

O que determina esse processo é a presença de bactérias. De acordo com Wu, são estas bactérias que entram na corrente sanguínea e podem estimular a formação de coágulos.

E outros efeitos associados às bactérias podem danificar o revestimento dos vasos sanguíneos. Todos estes eventos podem aumentar o risco de derrame.

O derrame se caracteriza pelo derramamento de sangue no cérebro devido ao rompimento de um vaso sanguíneo ou pela interrupção do fluxo sanguíneo a uma parte do cérebro quando um vaso é bloqueado por um coágulo.

Os pesquisadores não conseguiram definir exatamente quais bactérias são responsáveis pelos efeitos destrutivos do problema, já que esta informação não pôde ser determinada com base nos dados coletados como parte da pesquisa original.

Wu e sua equipe esperam, no entanto, que pesquisas futuras sirvam "para confirmar o possível papel de microorganismos nocivos específicos".

Wu alertou que "neste ponto, a relação de causa e efeito não é conclusiva" e disse que as descobertas indicam que "pessoas podem precisar prestar mais atenção em sua higiene oral, já que isso pode influenciar sua saúde sistêmica".

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários