Notícias de saúde

Sírio Inaugura Clínica Odontológica Integrada à Oncologia

Por Eliza Muto

SÃO PAULO (Reuters)
- Numa experiência inédita no país, o Hospital Sírio Libanês inaugura na quinta-feira sua clínica de medicina bucal integrada ao serviço de radioterapia do centro de oncologia, informou o cirurgião-dentista César Augusto Migliorati, coordenador da nova clínica.

"Pretendemos incluir o tratamento odontológico como parte da terapia de rotina em pacientes que forem submetidos a tratamento oncológico, como a radioterapia, quimioterapia e transplante de medula óssea", disse Migliorati, durante o 4o. Ciclo de Palestras Cloe Dental, empresa especializada em odontologia empresarial, na capital paulista, no sábado.

"A idéia é diminuir o risco de complicações do tratamento radio e quimioterápico que podem aparecer na boca ou que têm origem na boca e podem afetar outras áreas do organismo", acrescentou o cirurgião-dentista.

Migliorati explicou que a iniciativa pretende difundir no país o conceito de medicina bucal, "uma área da odontologia que cuida do paciente e da boca como um todo e de todas as relações que existirem entre os dois".

"Essa nova filosofia estaria caracterizando o trabalho do cirurgião-dentista como o de um verdadeiro profissional da saúde, trabalhando totalmente integrado com a equipe médica", acrescentou Migliorati.

"A doença bucal pode afetar a saúde sistêmica e vice-versa. Por exemplo, existe hoje evidência da associação entre a doença periodontal e a doença cardiovascular", afirmou o cirurgião-dentista.

De acordo com Migliorati, o tratamento quimioterápico, usado em conjunto com o transplante de medula óssea, pode causar complicações bucais no paciente, como a mucosite.

"A mucosite é um processo inflamatório em que se formam feridas pela boca, provocando dor e dificuldade para se alimentar e falar", explicou o cirurgião-dentista.

As feridas podem permitir a ação de bactérias presentes na boca, que podem cair na corrente sanguínea do paciente transplantado e causar infecções em outros locais. "Se desenvolver uma infecção, esse paciente, com o sistema imunológico deprimido, pode até correr risco de vida."

(Redação São Paulo, 5511 2485400, saopaulo.newsroom@reuters.com))

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários