Notícias de saúde

Início precário da vida no emprego pode levar a problemas mentais

09 de junho de 2021 (Bibliomed). Uma iniciação precária e instável dos jovens à vida profissional está associada a uma pior saúde mental futura, segundo um novo estudo publicado na revista BMJ Open. O estudo foi conduzido por pesquisadores do Centro de Pesquisa em Saúde Ocupacional (CISAL, um grupo conjunto da UPF e do Hospital del Mar Medical Research Institute) em Barcelona, ??Espanha.

Desde a década de 1990, a Espanha está entre os países europeus com a menor taxa de emprego, que se intensifica na população jovem e ativa. Além disso, em 2017, a Espanha apresentava a maior proporção de contratos temporários e uma das maiores taxas de precariedade. Estudos anteriores mostram que o desemprego, o emprego temporário e a precariedade estão relacionados a uma maior incidência de transtornos mentais.

O novo estudo avaliou a relação entre as várias trajetórias possíveis no início da vida ativa com o futuro absenteísmo por transtornos mentais em uma amostra de trabalhadores assalariados. O estudo baseou-se em indivíduos com empregos com idades entre 18 e 28 anos, residentes na Catalunha, que apresentaram pelo menos um episódio de absentismo por doença mental entre 2012 e 2014.

Trajetórias individuais de vida profissional anterior foram reconstruídas por meio de análise de sequência. A análise de correspondência ótima foi realizada para identificar os padrões de vida profissional inicial agrupando trajetórias individuais semelhantes. As trajetórias de faltas ao trabalho por doença (FTD) por transtornos mentais foram identificadas usando a análise de modelagem de crescimento de classe latente.

Entre homens e mulheres, foram identificados quatro padrões de participação no mercado de trabalho: emprego permanente estável (grupo de referência), emprego permanente crescente, emprego flutuante e emprego iniciado tardiamente. Entre as mulheres, o aumento do padrão de emprego permanente no início da vida ativa foi relacionado a uma diminuição dos dias de FTD acumulados ao longo do tempo. Nos homens, observou-se uma tendência para um acúmulo estável intermediário de dias de FTD naqueles com emprego flutuante ou com emprego iniciado. Tanto em homens como em mulheres, o início da vida ativa nas grandes empresas esteve relacionado a uma trajetória de FTD mais favorável.

O estudo concluiu que padrões iniciais de trabalho caracterizados por uma estabilidade crescente - número reduzido de transições entre contratos temporários e falta de cobertura de seguridade social para contratos permanentes - estavam relacionados a um melhor curso de FTD futuro devido ao diagnóstico mental.

Fonte: BMJ Open 2021;11:e040480.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários