Notícias de saúde

Dieta rica em proteínas pode não ajudar pessoas de meia-idade a construir músculos

01 de junho de 2021 (Bibliomed). Ingerir grandes porções de proteína podem não ajudar adultos de meia-idade a desenvolver músculos mais rapidamente. É o que sugere estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Os pesquisadores descobriram que 10 semanas de treinamento de força associado a uma quantidade moderada de proteína foram suficientes para construir músculos em pessoas de meia-idade anteriormente sedentárias. Além disso, a proteína extra não trouxe ganhos adicionais.

O estudo envolveu 50 adultos inscritos em um ensaio clínico. Eles tinham idades entre 40 e 64 anos e estavam acima do peso, mas saudáveis. Todos participaram do mesmo programa de treinamento de força de 10 semanas, treinando com aparelhos de musculação e pesos livres três dias por semana.

Os pesquisadores designaram aleatoriamente os participantes a um grupo de dieta com proteína moderada ou de alto teor de proteína. Ambos os grupos receberam um suplemento de proteína - na forma de carne magra - logo após os treinos. O grupo de ingestão moderada comeu 85 gramas de carne bovina, enquanto o grupo de alta proteína comeu 180 gramas. Todos os participantes também beberam bebidas proteicas todas as noites, com o grupo moderado novamente consumindo metade da proteína do grupo de alta ingestão.

Mesmo com essas injeções de proteína, as pessoas no grupo de ingestão moderada foram aconselhadas a manter sua dieta geral de proteína de acordo com a US Recommended Dietary Allowance (RDA), que é 0,8 gramas de proteína para cada quilograma de peso corporal.

A realidade era um pouco diferente: os participantes do estudo mantinham registros de dieta, e o grupo moderado acabou comendo mais do que a RDA de proteína, cerca de 1,1 a 1,2 gramas de proteína por quilo. Essa quantidade, de acordo com os pesquisadores, é realmente consistente com a dieta americana típica. Em contraste, as pessoas do grupo de alto teor de proteína normalmente ingeriam 1,6 grama de proteína por quilograma por dia, ou o dobro da RDA.

Em teoria, isso deveria significar que o grupo rico em proteínas ganharia mais músculos. Mas depois de 10 semanas, ambos os grupos de estudo mostraram ganhos semelhantes em massa e força muscular, e nenhuma diferença na composição corporal geral.

Fonte: American Journal of Physiology: Endocrinology and Metabolism. DOI: 10.1152/ajpendo.00574.2020.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários