Notícias de saúde

Vacinação é eficaz para conter COVID-19, mostra estudo

01 de junho de 2021 (Bibliomed). A vacinação em massa reduziu 95% das mortes e 80% dos casos de COVID-19 no município de Serrana, em São Paulo. Coordenado pelo Instituto Butantan, o Projeto S vacinou toda a população adulta (acima de 18 anos) do munícipio.

Além das quedas de 95% nas mortes, 86% nas internações e 80% nos casos sintomáticos de COVID-19, o estudo mostrou também que, com 75% da população-alvo imunizada com as duas doses da vacina Coronavac, a pandemia foi controlada em Serrana, o que pode ser replicado em todo o Brasil com a vacinação em massa.

O estudo teve início em fevereiro e se estendeu até abril. A redução dos indicadores da pandemia foi constatada com a comparação dos dados registrados antes e depois que cerca de 27 mil moradores com mais de 18 anos completaram o ciclo de imunização com duas doses da vacina do Butantan, com intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda aplicação.


A pesquisa mostrou que a vacinação protege tanto os adultos imunizados quanto crianças e adolescentes que não receberam a vacina. A população total de Serrana é estimada em torno de 45 mil pessoas. A imunização gerou uma espécie de cinturão imunológico, reduzindo drasticamente a transmissão do coronavírus no município.

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que esses resultados atestam a segurança, eficácia e eficiência da Coronavac na prevenção do desenvolvimento da doença. Complicações e óbitos, além de provar que a vacinação em massa protege não só os vacinados, mas também a população geral, reduzindo a circulação do vírus de forma expressiva.

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação. Governo do Estado de São Paulo. 31 de maio de 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários