Notícias de saúde

Vacina de reforço bivalente Covid-19 da Pfizer é altamente eficaz

10 de novembro de 2023 (Bibliomed). Estudo realizado na Community Medical Services Division of Clalit Health Services, em Israel, e apresentado no Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas, examinou os resultados da vacina bivalente da Pfizer em adultos com 65 anos ou mais porque a empresa de biotecnologia era o principal fornecedor de vacinas Covid-19 em Israel.

A pesquisa constatou que, em comparação com pessoas nessa faixa etária elegíveis para receber o reforço bivalente, mas não o receberam, aqueles que o receberam tiveram um risco 72% menor de hospitalização relacionada ao Covid-19. Também descobriu que 68% tinham um risco menor de morte relacionada ao Covid-19.

As vacinas de mRNA bivalentes atualizadas contêm elementos da cepa Covid-19 original e um componente da cepa Ômicron. Atualmente, as doses de reforço são priorizadas em Israel para pessoas com alto risco de Covid-19 grave, principalmente com 65 anos ou mais. Isso possibilitou aos autores fazer um estudo de coorte retrospectivo para avaliar a eficácia da vacina de reforço.

Os autores ressaltam que a vacinação continua sendo a principal ferramenta para evitar o Covid-19 grave e que o reforço da vacina de mRNA bivalente em adultos com 65 anos ou mais é uma ferramenta eficaz e essencial para reduzir o risco de hospitalização e morte devido à doença.

Fonte:  European Congress of Clinical Microbiology & Infectious Diseases (ECCMID) 2023.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários