Notícias de saúde

OMS lança lista com mitos sobre COVID-19 e seus tratamentos

19 de maio de 2021 (Bibliomed). Os mitos acerca da COVID-19 e seus pretensos “tratamentos” são objeto de divulgação extensa em redes sociais na Internet. Infelizmente, até mesmo médicos passam a acreditar em muitas das inverdades divulgadas, baseados em “trabalhos científicos” contendo muitos tipos de viés e sem revisão por pares, como é mandatório em publicações sérias.

Entre os “tratamentos” e “prevenções” da COVID-19, como já se sabe, listram-se a hidroxicloroquina, as vitaminas C e D, o zinco, e falsidades, como “o uso de máscaras leva a queda da oxigenação no sangue” (como sugeriu o Presidente Bolsonaro). Ou que a exposição ao sol pode matar o vírus. Ou ainda, que ingerir água sanitária (como questionado uma vez pelo Presidente Trump) poderia também matar o vírus.

A OMS criou uma página em seu website (www.who.int) onde os principais mitos e falsidades que são divulgadas nas redes sociais são listados e apresentados de uma forma bem simples e didática. A página é apresentada em várias línguas, mas, infelizmente não se encontra em Português. Ela pode ser acessada CLICANDO AQUI.

Fonte: Organização Mundial de Saúde - OMS.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários