Notícias de saúde

Falta de seguro de saúde atrasa diagnóstico de cânceres

13 de maio de 2021 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, notaram que há um aumento significativo de diagnósticos de câncer de pulmão em adultos a partir dos 65 anos. Segundo eles, não havia uma razão para que essas taxas fossem muito diferentes entre as idades de 63 e 65 anos, e resolveram buscar os motivos para isso.

Eles descobriram que isso pode ser devido ao fato de que muitos adultos mais velhos atrasam o atendimento até terem a cobertura do Medicare, que é um sistema de seguro social criado em 1966. Bancado pelo governo federal, oferece atendimento médico para americanos de 65 anos ou mais que tenham contribuído com o pagamento de impostos para a saúde durante seus anos de trabalho. O sistema também oferece proteção para pessoas com deficiências ou condições que as impeçam de trabalhar, assim como certas doenças terminais.

Para chegar a essa conclusão, a equipe analisou dados de centenas de milhares de pacientes nos Estados Unidos que tinham entre 61 e 69 anos quando foram diagnosticados com câncer de pulmão, mama, cólon ou próstata de 2004 a 2016. Os pesquisadores descobriram que houve um aumento maior nos diagnósticos desses cânceres na transição de 64 para 65 anos do que em todas as outras transições de idade.

Os diagnósticos de câncer de pulmão aumentaram consistentemente de 3% a 4% a cada ano entre pessoas com idades entre 61 e 64 anos, mas a porcentagem dobrou aos 65. O aumento foi ainda maior com o câncer de cólon. Os diagnósticos aumentaram 1% -2% ao ano nos anos anteriores à elegibilidade do Medicare, depois saltaram para quase 15% aos 65 anos.

Eles também descobriram que pacientes com câncer segurados com mais de 65 anos são mais propensos a fazer cirurgia, e que eles têm menores taxas de mortalidade específica por câncer em cinco anos do que pacientes com câncer mais jovens sem seguro.

Os pesquisadores observaram que as pessoas com idades entre 61 e 64 muitas vezes não têm seguro como resultado de aposentadoria precoce, condições pré-existentes que impedem a renovação, o alto custo do seguro privado e outras causas. Entre 13% e 25% dos adultos nessa faixa etária não têm seguro ou têm uma lacuna na cobertura médica em algum momento antes de serem elegíveis para o Medicare.

Os pesquisadores ressaltam que o rastreamento incorreto, atrasar exames ou tratamentos para câncer pode afetar as chances de cura e sobrevivência dos pacientes. Por isso, segundo eles, este estudo destaca a importante diferença que algum tipo de expansão do Medicare pode fazer.

Fonte: Cancer. DOI: 10.1002/cncr.33498.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários