Notícias de saúde

Estresse na Infância Pode Contribuir para Dependência de Droga

NOVA YORK (Reuters Health) - Estresse nos primeiros anos de vida pode aumentar o risco de abuso de drogas mais tarde, de acordo com resultados de um estudo com ratos.

Animais que sofreram de estresse por serem isolados de suas mães e seus irmãos apresentaram uma maior disposição para usar cocaína, sugerindo que humanos que sofrem de estresse na infância podem estar mais vulneráveis à dependência de drogas.

Durante o estudo, pesquisadores analisaram oito filhotes de ratos que foram separados de suas mães e seus irmãos durante uma hora por dia na primeira semana de vida.

Após cerca de três meses, os ratos tiveram acesso diário a doses crescentes de cocaína. Seu comportamento foi comparado ao de seus filhotes de ratos que não foram isolados de suas mães.

As descobertas do estudo estão publicadas na edição de outubro de Brain Research.

Os cientistas descobriram que animais de ambos os grupos se serviram de cocaína. O grupo de animais que foi isolado quando pequenos, no entanto, foi muito mais rápido para começar a usar a droga, de acordo com Therese A. Kosten, da Universidade de Yale, em New Haven, e sua equipe.

"Os dados deste estudo sugerem que...o estresse aumenta a vulnerabilidade à dependência de cocaína. Além disso, estes resultados são compatíveis com estudos de que o estresse nos primeiros anos de vida é comum entre viciados", afirmaram os pesquisadores.

"Considerando-se que, atualmente, 1,8 milhão de norte-americanos estão usando cocaína, esta informação será valiosa para indicar a cientistas possíveis intervenções em crianças com estresse para reduzir o risco de dependência de drogas na idade adulta", concluem Kosten e sua equipe.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários