Notícias de saúde

Caminhar devagar aumenta as chances de pegar COVID-19

23 de abril de 2021 (Bibliomed). Pessoas que caminham devagar têm mais chances de contrair COVID-19, desenvolver a forma grave da doença, e ir a óbito em decorrência disso. É o que indica estudo realizado na Universidade de Leicester, na Inglaterra.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de mais de 412.000 britânicos de meia-idade e descobriram que, entre aqueles cujo peso era normal, os que caminhavam devagar tinham mais do que o dobro de probabilidade de desenvolver COVID-19 grave e 3,75 vezes mais probabilidade de morrer por causa disso do aqueles que mantêm um ritmo acelerado.

Os pesquisadores também relataram que pessoas que caminham devagar e têm peso normal correm maior risco de doença grave e morte por COVID-19 do que aqueles que caminham rapidamente e são obesos. E o risco era uniformemente alto se os caminhantes lentos fossem obesos ou se seu peso fosse normal.

Em geral, foi demonstrado que quem anda rápido tem boa saúde cardíaca, o que os torna mais resistentes a fatores de estresse, incluindo vírus. Contudo, os pesquisadores ressaltam que essa hipótese ainda não foi estabelecida para doenças infecciosas.

Grandes estudos de banco de dados relacionaram obesidade e fragilidade com os resultados do COVID-19, mas bancos de dados clínicos de rotina carecem de dados sobre medidas de função física ou condicionamento físico. Por isso, os autores recomendam que essas medidas devem ser incorporadas como possíveis preditores de risco dos resultados do COVID-19.

Fonte: International Journal of Obesity. DOI: 10.1038/s41366-021-00771-z.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários