Notícias de saúde

Máscaras de algodão mais eficazes do que as feitas com tecidos sintéticos

22 de abril de 2021 (Bibliomed). Em um novo estudo do National Institute of Standards and Technology (NIST), nos Estados Unidos, pesquisadores testaram diferentes tecidos de máscara em condições que imitam a umidade do hálito de uma pessoa para avaliar o desempenho dos tecidos em uso real, e descobriram que as máscaras de algodão oferecem melhor proteção contra o novo coronavírus do que aquelas feitas com tecidos sintéticos.

Sob condições úmidas, a eficiência da filtração - uma medida de quão bem um material captura partículas - aumentou em média 33% em tecidos de algodão. Os pesquisadores explicam que isso ocorre porque o algodão é hidrofílico, o que significa que atrai água. Ao absorver pequenas quantidades de água exalada na respiração de uma pessoa, as fibras de algodão criam um ambiente úmido dentro do tecido, o que os torna filtros mais eficientes em comparação com máscaras feitas de fibras sintéticas.

Em geral, os tecidos sintéticos tiveram um desempenho ruim em comparação ao algodão, e seu desempenho não melhorou com a umidade. O material usado nas máscaras médicas foi tão eficaz quanto o algodão, mas não melhorou com a umidade, disseram os pesquisadores.

Um estudo anterior realizado pela mesma equipe descobriu que máscaras de camada dupla feitas de tecidos de algodão fortemente entrelaçados com uma franja elevada, como flanela, são particularmente eficazes em filtrando a respiração.

Enquanto os pesquisadores descobriram que a umidade não torna mais difícil respirar através das máscaras de tecido, a respiração pode se tornar difícil se as máscaras de tecido molharem de outras maneiras. Além disso, elas devem ser trocadas se ficarem molhados devido ao clima.

As descobertas oferecem informações úteis para pessoas que usam máscaras, bem como para cientistas que trabalham para melhorar as máscaras e medir seu desempenho, disseram os autores do estudo em um comunicado à imprensa.

Fonte: ACS Applied Nano Materials. DOI: 10.1021/acsanm.0c01562.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários