Notícias de saúde

Duas máscaras são mais eficientes que uma para conter COVID-19

19 de abril de 2021 (Bibliomed). De acordo com estudo da Universidade da Carolina do Norte-Chapel Hill, nos Estados Unidos, mostrou que uma combinação de uma máscara cirúrgica e uma máscara de pano reduz significativamente o fluxo de gotículas respiratórias do nariz e da boca, o que poderia limitar a disseminação do COVID-19.

A chamada "máscara dupla" - ou usar duas coberturas sobre o nariz e a boca - melhora a eficiência da filtragem ajustada, uma medida da capacidade de uma barreira de bloquear partículas, em até 81%.

A análise se concentrou no uso simultâneo de coberturas faciais de pano disponíveis comercialmente, que normalmente não são de grau médico, com máscaras de procedimento descartáveis ??usadas em ambientes de saúde. A combinação é geralmente eficaz em selar a área da ponte do nariz até abaixo da boca, restringindo a liberação das gotículas respiratórias que espalham o coronavírus.

Para este estudo, os pesquisadores mediram a eficiência de filtração ajustada de máscaras simples e duplas usadas por três voluntários - uma mulher e dois homens. O objetivo era testar a eficiência de filtragem das máscaras em objetos de diferentes tamanhos, e eles fizeram isso com base em seis cenários diferentes.

Uma máscara descartável para procedimentos médicos sob uma polaina de poliéster oferece a melhor proteção contra a liberação de gotículas respiratórias, filtrando efetivamente 81%, mostraram os dados.

Uma máscara de procedimento usada sob uma bandana de algodão filtrou 77% das gotas liberadas, enquanto a máscara de procedimento em combinação com uma máscara de algodão reduziu a dispersão de gotas em 66%.

Quando usadas sozinhas, as três máscaras de grau não médico - a polaina de poliéster, a bandana e a máscara de algodão - tinham eficiências de filtração ajustadas de pouco mais de 40%, o que significa que forneciam a menor proteção. As máscaras descartáveis ??de procedimento médico usadas sozinhas reduziram o fluxo de gotículas de vírus em até 60%. Além disso, quando as máscaras de procedimento médico foram usadas sobre coberturas de algodão ou poliéster, as eficiências de filtragem ajustadas variaram de 55% a 60%.

Isso sugere que o mascaramento duplo com uma cobertura de algodão ou poliéster sobre as máscaras de procedimento médico oferece a melhor proteção contra a liberação de gotículas respiratórias, disseram os pesquisadores.

Fonte: JAMA Internal Medicine. DOI: 10.1001/jamainternmed.2021.2033.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários