Notícias de saúde

Tratamento para crescer pode levar a alterações cardiovasculares?

29 de março de 2021 (Bibliomed). Recentemente, foram levantadas preocupações sobre a segurança cardiovascular do tratamento com hormônio de crescimento humano recombinante (rhGH) na infância; no entanto, os estudos de longo prazo são limitados.

Um estudo teve como objetivo investigar o risco de longo prazo de eventos cardiovasculares gerais e graves em pacientes previamente tratados com rhGH na infância e se há uma associação com a duração do tratamento ou dose.

Em um estudo de coorte nacional de base populacional de 3.408 pacientes tratados com hormônio do crescimento na infância e acompanhados por 25 anos, o risco de eventos cardiovasculares mais tarde na vida mostrou-se aumentado, em comparação com 50.036 indivíduos de controle pareados por idade, sexo e região ajustados para possíveis confundidores. A maior duração do tratamento e a dose cumulativa mais elevada aumentaram ainda mais este risco.

Esses achados sugerem que o tratamento com hormônio de crescimento na infância está associado a um risco aumentado de eventos cardiovasculares no início da idade adulta, embora as conclusões de causalidade sejam limitadas e os riscos absolutos sejam baixos.

Fonte: JAMA Pediatrics. DOI: 10.1001/jamapediatrics.2020.5199.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários