Notícias de saúde

Combinação de medicamentos se mostrou eficaz contra miomas uterinos

24 de março de 2021 (Bibliomed). Uma nova pílula combinada pode reduzir substancialmente o sangramento causado por miomas uterinos - possivelmente oferecendo a algumas mulheres outra alternativa à cirurgia, descobriu estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

O medicamento, tomado uma vez ao dia, que combina uma droga chamada relugolix com estrogênio e progesterona, ainda não foi aprovada nos Estados Unidos. Mas está sob análise da Food and Drug Administration dos EUA, de acordo com a farmacêutica Myovant Sciences, que financiou o estudo. Se aprovado, o medicamento se juntaria a um medicamento semelhante - chamado Oriahnn - que recebeu luz verde do FDA no ano passado para reduzir o sangramento intenso de miomas.

Miomas são tumores não cancerosos na parede do útero que geralmente são inofensivos. Mas quando eles causam problemas significativos - como menstruação intensa e dor persistente - o tratamento pode ser necessário.

Tradicionalmente, a preferência é uma histerectomia ou remoção cirúrgica do útero. Mas as mulheres que planejam engravidar ou simplesmente não querem uma histerectomia precisam de outras opções. Uma delas é fazer uma cirurgia menos extensa para remover apenas os miomas.

O problema é que os miomas frequentemente retornam - especialmente quando há múltiplos crescimentos. Os pesquisadores explicam que miomas são extremamente comuns e geralmente não causam sintomas e diminuem após a menopausa, pois o estrogênio ajuda a alimentar seu crescimento.

Para o estudo, os pesquisadores recrutaram 770 mulheres de vários países, incluindo os Estados Unidos. Todas tinham sangramento menstrual intenso ocasionados por miomas e foram designadas aleatoriamente para tomar a combinação de drogas ou um placebo por seis meses.

O tratamento envolve um comprimido de relugolix, que bloqueia a atividade de um hormônio natural conhecido como GnRH. Isso, por sua vez, suprime a produção de estrogênio e progesterona pelos ovários.

Para ajudar a combater os efeitos negativos da supressão desses hormônios - como a diminuição da densidade óssea - os pacientes do estudo também tomaram uma cápsula de estrogênio sintético e progesterona como um "suplemento". Ao longo de seis meses, o estudo descobriu, mais de 70% das pacientes do estudo viram uma redução substancial em seu sangramento menstrual. Outro resultado positivo foi que a densidade óssea não foi menor nas mulheres que tomaram a terapia combinada de relugolix do que nas que receberam placebo.

Fonte: New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2008283.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários