Notícias de saúde

Sedentarismo pode aumentar as chances de miomas uterinos

04 de março de 2024 (Bibliomed). Mulheres sedentárias podem ter mais chances de desenvolverem miomas uterinos antes da menopausa, mostrou estudo realizado na Universidade Médica de Kunming, na China.

Os pesquisadores analisaram dados de mais de 6.600 mulheres de toda a China com idades entre 30 e 55 anos. Nenhuma havia ainda passado pela menopausa. Oitenta e quatro por cento das mulheres tiveram mais de dois filhos.

O comportamento sedentário incluiu sentar ou deitar e atividades como assistir telas, tricotar, ler ou jogar jogos de tabuleiro. No total, 8,5% das mulheres no estudo desenvolveram miomas, que se tornaram mais comuns à medida que as mulheres envelheciam. Entre outros fatores, o peso e ter dois ou mais filhos estavam associados a um aumento no risco de miomas.

O mesmo acontecia com o sedentarismo: o risco era cinco vezes maior entre aqueles que passavam seis ou mais horas de lazer sedentárias por dia do que entre aqueles que passavam menos de duas horas. Este efeito foi observado apenas entre mulheres com sobrepeso ou obesas.

Fonte: BMJ Open. DOI: 10.1136/bmjopen-2023-073592.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários