Notícias de saúde

Produto químico comum pode causar miomas uterinos

14 de setembro de 2023 (Bibliomed). Um novo estudo da Northwestern Medicine, nos Estados Unidos, sugere que o uso de produtos que contenham ftalatos na sua composição podem aumentar o risco de miomas uterinos em mulheres.

Os miomas uterinos são os tumores mais comuns entre as mulheres. Hoje, até 80% de todas as mulheres podem desenvolver um tumor fibroide durante a vida. Esses tumores podem levar a sangramento descontrolado, anemia, abortos espontâneos e infertilidade.

Os ftalatos são um conjunto de substâncias capazes de tornar plásticos rígidos em plásticos maleáveis. Nos cosméticos, eles são responsáveis pelo brilho e pela fixação da cor de esmaltes e permitem que perfumes durem mais tempo; e, em outros produtos, tanto para adultos como para crianças e bebês, como nos hidratantes, spray de cabelo, sabonetes líquidos, antitranspirantes, desodorantes, condicionadores e shampoos, os ftalatos dão aquele aspecto líquido ou de cremosidade.

O estudo descobriu que mulheres com alta exposição a certos ftalatos, como DEHP [Di(2-etilhexil)ftalato] - usado como plastificante para aumentar a durabilidade de produtos como cortinas de chuveiro, estofamento de carros, lancheiras e muito mais - têm um alto risco de ter um mioma sintomático.

O DEHP tem sido o ftalato mais utilizado. Embora tenha havido algumas restrições regulatórias impostas a eles nos países da União Europeia, ainda é amplamente utilizado para a embalagem de alimentos e produtos de saúde em vários países.

Fonte: Proceedings of the National Academy of Sciences. DOI: 10.1073/pnas.2208886119.

ist

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários