Notícias de saúde

Ingestão de café poderia influir no volume da massa cinzenta do cérebro

22 de março de 2021 (Bibliomed). A cafeína é comumente usada para combater a sonolência. No entanto, a interferência com a regulação sono-vigília pode perturbar o equilíbrio neural e o sono insuficiente poderia levar a alterações na massa cinzenta no cérebro humano, segundo estudo realizado por Pesquisadores da Universidade de Basel. No entanto, o efeito parece ser temporário. O estudo foi publicado na revista Cerebral Cortex.

Neste estudo duplo-cego, randomizado e cruzado, os pesquisadores examinaram o impacto da cafeína em 10 dias (3 × 150 mg/dia) nos volumes de massa cinzenta humana e no fluxo sanguíneo arterial cerebral usando exames de ressonância magnética. Foram avaliados 20 consumidores habituais de cafeína, em comparação com placebo de 10 dias.

O resultado foi surpreendente: a cafeína consumida como parte do estudo não resultou em sono ruim. No entanto, os pesquisadores observaram mudanças na massa cinzenta cerebral. A massa cinzenta se refere às partes do sistema nervoso central constituídas principalmente pelos corpos celulares das células nervosas, enquanto a massa branca compreende principalmente as vias neurais, ou seja, as longas extensões das células nervosas.

Mas após apenas 10 dias de abstinência de café, a massa cinzenta havia se regenerado significativamente nos indivíduos do teste. Assim, segundo a pesquisa, as mudanças na morfologia do cérebro parecem ser temporárias, mas até agora faltaram comparações sistemáticas entre os que bebem café e aqueles que geralmente consomem pouca ou nenhuma cafeína.

Fonte: University of Basel. DOI: 10.1093/cercor/bhab005.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários