Notícias de saúde

Prevenção de trombose em jovens com Covid-19

30 de agosto de 2022 (Bibliomed). Crianças e adolescentes hospitalizados com Covid-19 podem desenvolver trombose, e, por isso, o tratamento com o anticoagulante enoxaparina subcutânea duas vezes ao dia costuma ser empregado. Contudo, a eficácia e segurança dessa prática não foi documentada.

Pesquisadores buscaram avaliar a segurança, a determinação da dose e a eficácia preliminar da enoxaparina duas vezes ao dia como tromboprofilaxia primária entre crianças hospitalizadas por COVID-19 sintomática, incluindo infecção respiratória primária e síndrome inflamatória multissistêmica em crianças (MISC).

Foi realizado um estudo que envolveu 38 crianças e adolescentes. Os resultados mostraram que a idade não foi fator significativo para maior ou menor dosagem do medicamento, mas os participantes com síndrome inflamatória multissistêmica em crianças, em comparaçaõ com Covid-19 primário, precisaram de dosagens maiores do anticoagulante. Duas crianças desenvolveram tromboembolismo venoso relacionado ao cateter venoso central. Nenhum evento adverso grave foi relacionado à intervenção do estudo.

A partir dos resultados, os pesqusiadores concluíram que, entre as crianças hospitalizadas por Covid-19, a tromboprofilaxia com enoxaparina duas vezes ao dia parece segura e merece investigação adicional para avaliar a eficácia.

Fonte: Pediatrics (2022). DOI: 10.1542/peds.2022-056726.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários