Notícias de saúde

Mortalidade dos pacientes é maior após a cirurgia no dia do aniversário do cirurgião

09 de março de 2021 (Bibliomed). As operações realizadas em dias de aniversários dos cirurgiões podem fornecer uma oportunidade única para avaliar a relação entre distrações pessoais e resultados cirúrgico, sob a hipótese de que os cirurgiões podem ser mais propensos a se distrair ou sentir-se apressados para terminar os procedimentos em seus aniversários e, portanto, os resultados dos pacientes poderiam piorar nesses dias. Para testar essa hipótese, pesquisadores usaram dados nacionais sobre beneficiários do Medicare com idades entre 65 e 99 anos nos EUA que se submeteram a uma das 17 cirurgias comuns entre 2011 e 2014, vinculadas a informações sobre aniversários de cirurgiões, para examinar se a mortalidade pós-operatória dos pacientes diferia para as cirurgias realizadas nos aniversários dos cirurgiões em comparação com outros dias do ano.

Foram analisados ??980.876 procedimentos realizados por 47.489 cirurgiões. 2.064 (0,2%) dos procedimentos foram realizados no aniversário dos cirurgiões. As características dos pacientes, incluindo a gravidade da doença, foram semelhantes entre os pacientes que foram submetidos à cirurgia no aniversário de um cirurgião e aqueles que foram submetidos à cirurgia nos outros dias. A mortalidade geral não ajustada em 30 dias no aniversário do cirurgião foi de 7,0% (145/2.064) e nos outros dias foi de 5,6% (54.824/978.812). Depois de ajustar as características do paciente e os efeitos fixos do cirurgião (comparando efetivamente os resultados dos pacientes tratados pelo mesmo cirurgião em dias diferentes), os pacientes que foram submetidos à cirurgia no aniversário do cirurgião exibiram maior mortalidade em comparação com os pacientes que foram submetidos à cirurgia em outros dias (taxa de mortalidade ajustada 6,9% v 5,6%; diferença ajustada 1,3%, intervalo de confiança de 95% 0,1% a 2,5%; P = 0,03). A análise do estudo de eventos da mortalidade do paciente por dia da cirurgia em relação ao aniversário de um cirurgião encontrou resultados semelhantes.

Assim, segundo este estudo, entre os beneficiários do Medicare que se submeteram a cirurgias de emergência comuns, aqueles que receberam a cirurgia no aniversário do cirurgião apresentaram mortalidade mais alta em comparação com os pacientes que se submeteram à cirurgia em outros dias. Esses achados sugerem que os cirurgiões podem se distrair com eventos da vida que não estão diretamente relacionados ao trabalho.

Fonte: BMJ 2020;371:m4381.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários