Notícias de saúde

Vírus do Nilo Ocidental é Transmitido entre Pássaros

WASHINGTON (Reuters) - O vírus do Nilo Ocidental foi transmitido entre pássaros num teste de laboratório, numa descoberta que suscitou novas perguntas sobre como o vírus se transmite na natureza, disseram cientistas na quarta-feira.

Pesquisadores achavam que o vírus, que já matou oito pessoas nos Estados Unidos, fosse transmitido unicamente por meio de picadas de mosquito.

Mas cientistas do Centro de Saúde da Fauna do Instituto Geológico dos EUA, em Madison, Wisconsin, colocaram corvos saudáveis e outros infectados com o vírus no mesmo local.

Os pássaros infectados morreram no prazo de cinco a oito dias. Os saudáveis também adoeceram, e a maioria morreu entre cinco e oito dias após a morte do primeiro corvo infectado com o vírus.

O diretor do centro, Robert McLean, disse que os cientistas não têm certeza de como o vírus passou de pássaro a pássaro, nem se a mesma coisa acontece fora do ambiente controlado de um laboratório.

"O vírus é transmitido de pássaros a humanos principalmente por meio do mosquito, mas esta descoberta certamente abre toda uma gama de novas questões", disse McLean em comunicado.

Ele afirmou que a descoberta é mais significativa para a fauna do que para humanos, já que estes têm poucas chances de contrair o vírus diretamente de pássaros.

As primeiras mortes causadas pelo vírus do Nilo Ocidental nos EUA foram relatadas no ano passado em Nova York.

Um homem morreu em Nova Jersey este ano e pássaros contaminados já foram encontrados em Maryland, no Distrito de Colúmbia e na Carolina do Norte.

Quando mosquitos contaminados picam pessoas, o vírus pode provocar uma doença leve, semelhante a uma gripe, mas que, em casos raros, se transforma em encefalite.

A encefalite pode causar a morte de idosos ou pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos e pode aleijar ou incapacitar pessoas mais velhas.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários