Notícias de saúde

Israel Enfrenta Epidemia de Vírus do Oeste do Nilo

JERUSALÉM (Reuters) - Um surto do vírus do Oeste do Nilo em Israel se transformou em uma epidemia que já matou 13 pessoas e deixou mais de 100 infectadas, informou o Ministério da Saúde israelense na quarta-feira.

"Com 161 doentes e 13 mortos, esta é uma epidemia", disse uma porta-voz do ministério.

Ela afirmou que o ministério está tentando combater a vírus transmitido por mosquito através das únicas maneiras possíveis: pela aplicação de pesticidas em áreas infestadas de mosquitos e alertando pessoas sobre o uso de repelentes.

O Ministério da Saúde de Israel afirmou, em um pronunciamento, que os hospitais estavam admitindo 15 pessoas infectadas com o vírus por dia e que todos os pacientes que morreram tinham mais de 54 anos.

O vírus pode causar doenças cerebrais como encefalite e meningite e levar a paralisia e morte em pessoas suscetíveis.

Ele é transmitido a humanos através da picada de mosquitos, que, por sua vez, podem se contaminar picando um pássaro infectado.

O início da epidemia em Israel, no começo de agosto, coincidiu com a migração de milhares de aves para o país, uma rota de passagem de pássaros voando entre a África, Ásia e Europa.

De acordo com o Ministério da Saúde israelense, foram encontradas aves infectadas entre grandes grupos de gansos e pombos. Mais de 3.000 gansos infectados com o vírus foram exterminados até agora.

O vírus do Oeste do Nilo matou sete pessoas nos Estados Unidos em 1999. Este ano, pelo menos 11 norte-americanos ficaram infectados com o vírus e aves e mosquitos contaminados foram encontrados em Nova York, Connecticut, Nova Jersey e Massachusetts.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários