Notícias de saúde

Nos EUA, crianças negras e hispânicas fazem menos exames de imagens

26 de fevereiro de 2021 (Bibliomed). Nos Estados Unidos, crianças negras e hispânicas têm menos probabilidade de fazer exames de imagem durante visitas a um pronto-socorro do que crianças brancas. É o que mostra um estudo da Universidade de Pittsburgh, nos EUA.

As descobertas sugerem que os exames de imagem, incluindo raios-X, ressonância magnética e tomografia computadorizada podem ser usados ??em demasia, ou usados ??desnecessariamente, em pacientes jovens brancos, mas que eles são "provavelmente" subutilizados em pacientes jovens de cor.

Segundo os pesquisadores, a causa raiz provavelmente decorre tanto das preferências do paciente quanto do preconceito implícito entre os provedores. Eles explicam que fatores culturais não devem ser associados à realização desses exames

Os pesquisadores analisaram os dados de faturamento do departamento de emergência pediátrica de 52 hospitais em 27 estados e Washington, D.C., de 2016 a 2019 para medir as disparidades raciais em todos os tipos de diagnóstico por imagem. Eles descobriram que crianças negras têm 18% menos probabilidade de receber exames de imagem e crianças hispânicas 13% menos chances do que crianças brancas.

Mesmo depois de levar em consideração outros fatores, como cobertura de seguro saúde, diagnóstico e renda familiar, a pesquisa mostrou que os médicos estavam solicitando significativamente menos exames de imagem para crianças negras e hispânicas do que para crianças brancas.

Embora os dados não possam distinguir entre um teste que era necessário e um teste que não era, outros estudos descobriram que os testes de imagem são solicitados com mais frequência em crianças brancas em comparação com os de outras raças - sem diferenças nos resultados clínicos.

O uso excessivo de exames de imagem, especialmente tomografias computadorizadas e raios-X, pode estar expondo crianças à radiação desnecessariamente, aumentando potencialmente o risco de câncer.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2020.33710.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários