Notícias de saúde

Fumar aumenta o risco de AVC hemorrágico mortal

22 de fevereiro de 2021 (Bibliomed). Pesquisa realizada na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostrou que o tabagismo aumenta o risco de acidente vascular hemorrágicos fatais, mais conhecidos como derrames.

Os pesquisadores se concentraram em um tipo de AVC hemorrágico denominado hemorragia subaracnóide (HAS) que ocorre quando um vaso sanguíneo na superfície do cérebro se rompe e sangra no espaço entre o cérebro e o crânio. Esse tipo de AVC afeta principalmente adultos de meia-idade e apresenta altas taxas de complicações e morte.

Para o estudo, os autores analisaram dados genéticos coletados de mais de 408.000 pessoas, com idades entre 40 e 69, no Reino Unido entre 2006 e 2010. Durante esse tempo, mais de 900 desses derrames ocorreram. Quanto mais as pessoas fumavam, maior o risco de HAS. Em comparação com aqueles que não fumavam, aqueles que fumavam de meio maço a 20 maços de cigarros por ano tinham um risco 27% maior. Aqueles que fumaram mais de 40 maços de cigarros por ano tiveram um risco quase três vezes maior.

Foi descoberto, também, que as pessoas que eram geneticamente predispostas a fumar - conforme determinado pelo sistema de pontuação adotado - tinham um risco 63% maior de HAS.

Os pesquisadores esperam que estudos futuros possam avaliar se as informações sobre as variantes genéticas que levam ao tabagismo podem ser usadas para identificar melhor as pessoas com alto risco de ter um desses tipos de hemorragia cerebral.

Fonte: Stroke. DOI: 10.1161/STROKEAHA.120.031622.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários