Notícias de saúde

Jantar é Hora de Ver Tevê para Crianças nos EUA

Por AliciaMarie Belchak

NOVA YORK (Reuters Health) - Jantar significa hora de ver televisão para muitas crianças norte-americanas. Os resultados de uma pesquisa recente também podem ser traduzidos em nutrição precária e danos à relação familiar, informaram pesquisadores.

O levantamento realizado por pesquisadores do Baylor College of Medicine observou os hábitos alimentares de 287 crianças em idade escolar, em Houston (Texas).

A equipe verificou que em mais de 42 por cento dos jantares realizados em casa, as pessoas assistiram à televisão. Crianças com peso acima do normal consumiram 50 por cento dos seus jantares diante da televisão, enquanto as crianças com peso normal assistiram à TV em 35 por cento dos seus jantares.

Os resultados, apresentados no último encontro do American Dietetic Association, são motivo de preocupação, segundo Karen Cullen, nutricionista comportamental e coordenadora do estudo.

"Tanto do ponto de vista nutricional, quanto da integração familiar, provavelmente não é a situação ideal", disse Cullen.

Para a pesquisadora, assistir à TV durante o jantar tira a importância da comida e do diálogo da família. As crianças e os adultos tendem a comer mais quando estão paradas diante da televisão porque param de prestar atenção aos sinais internos de que estão satisfeitos.

"A hora do jantar é o momento para conversar e interagir com a família", disse Cullen à Reuters Health. "Assistir à TV, realmente não dá muito tempo para as relações familiares. Além disso, se estão vendo TV, as pessoas geralmente tendem a comer mais", explicou a especialista.

A pesquisadora informou que comerciais de comida também podem ter uma função importante no fato de comer em excesso ou fazer escolhas alimentares pobres.

Assistir à TV durante as refeições também pode sugerir um problema de saúde maior: um estilo de vida sedentário que inclui muitas horas diante da televisão.

"Infelizmente se comem na frente da TV, podem estar vendo muita televisão, interferindo no tempo dedicado a (outras) atividades", disse Cullen. "Manter-se ativo é realmente importante para saúde e se a televisão ocupa muito tempo, limita o período em que a pessoa está fora de casa", explicou a especialista.

Cullen aconselha as famílias a avaliar o tempo consumido diante de televisão, especialmente durante as refeições. A especialista recomenda afastar o controle remoto, apreciar uma refeição em conjunto e planejar seu tempo livre para sair e fazer alguma atividade interessante.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários