Notícias de saúde

“Pular” refeições aumenta risco de morte por todas as causas

28 de junho de 2022 (Bibliomed). Até que ponto “pular refeições” pode causar prejuízos à saúde? Um novo estudo sugere que ficar sem uma das três refeições diárias padrão pode ter uma séria desvantagem.

Neste estudo, com 24.011 adultos americanos com mais de 40 anos, fazer apenas uma refeição por dia foi associado a um maior risco de mortalidade em geral. Pular o café da manhã foi associado a um maior risco de morte por doença cardiovascular (DCV), enquanto pular o almoço ou jantar foi associado a um maior risco de mortalidade por todas as causas, incluindo um aumento no risco de DCV.

Cerca de 30% dos participantes do estudo faziam regularmente menos de três refeições por dia. De acordo com os dados, aqueles que eram mais jovens, do sexo masculino, negros não hispânicos, com menos escolaridade e renda familiar mais baixa, eram mais propensos a pular refeições. Pular refeições também foi mais prevalente entre aqueles que fumavam mais, bebiam mais álcool, tinham mais insegurança alimentar, comiam alimentos menos nutritivos, comiam mais lanches e ingeriam menos energia em geral.

Havia até um problema para quem comia as três refeições, mas as fazia muito próximas uma das outras. Comer duas refeições adjacentes dentro de 4,5 horas uma da outra também mostrou estar associado ao aumento do risco de morte por todas as causas. Ainda, a pesquisa revelou que os indivíduos que comem apenas uma refeição por dia têm maior probabilidade de morrer do que aqueles que fazem mais refeições diárias.

Pular refeições definidas em intervalos específicos geralmente leva a ingerir mais energia de uma só vez. Isso pode causar desequilíbrios na maneira como os organismos regulam a glicose e causar deterioração no sistema metabólico.

Embora o estudo pareça complicar as mensagens que sugerem que o jejum intermitente pode ser bom para o indivíduo, os dados destacam a importância de paradas regulares de reabastecimento para o corpo.

Com base nessas descobertas, os autores da pesquisa recomendam comer pelo menos duas a três refeições ao longo do dia. É claro que existem várias razões para falhar as refeições – horas de trabalho, pressões de tempo, pobreza, diferentes dietas e abordagens de jejum – mas a equipe autora do estudo espera que isso encoraje uma análise mais aprofundada da importância da alimentação regular.

Fonte: Journal of the Academy Nutrition and Dietetics. DOI: 10.1016/j.jand.2022.08.119.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários