Notícias de saúde

Anticoncepcional pode ajudar a reduzir ataques de asma grave

15 de fevereiro de 2021 (Bibliomed). Mulheres com asma podem sofrer menos ataques de sintomas graves se estiverem tomando pílulas anticoncepcionais, sugere um grande estudo que envolveu mais de 83.000 mulheres e foi conduzido por pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia.

O estudo atual incluiu 83.084 mulheres com idade entre 16 e 45 anos que tinham asma. No início, um terço estava usando anticoncepcionais orais. Os pesquisadores usaram registros hospitalares e de receitas para rastrear como as mulheres se saíram ao longo de 17 anos.

Em geral, os pesquisadores descobriram que as mulheres que tomavam pílulas anticoncepcionais combinadas (contendo estrogênio/progesterona) tinham uma probabilidade ligeiramente menor de ter ataques graves de asma. "Grave" significava sintomas ruins o suficiente para exigir uma visita ao pronto-socorro ou internação hospitalar, ou tratamento com corticosteroides orais.

O uso de pílulas por um longo prazo parecia mais protetor: mulheres que usaram pílulas anticoncepcionais por pelo menos três anos tinham 6% a 9% menos probabilidade de ter um ataque de asma grave, em comparação com as não usuárias.

Os pesquisadores explicam que esse é apenas um pequeno estudo e ressaltam que são necessários mais estudos para confirmar a ligação.

Fonte: Thorax. DOI: 10.1136/thoraxjnl-2020-215540.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários