Notícias de saúde

Dormir bem e passar menos tempo em frente a telas ajuda na prevenção da depressão

25 de janeiro de 2021 (Bibliomed). Existem atualmente dados em evolução que exploram a relação entre depressão e vários fatores de estilo de vida individual, como dieta, atividade física, sono, ingestão de álcool e tabagismo. Embora esses dados sejam convincentes, há uma escassez de pesquisas longitudinais examinando como vários fatores de estilo de vida se relacionam com o humor deprimido e como essas relações podem diferir em indivíduos com transtorno depressivo maior (TDM) e aqueles sem transtorno depressivo, como “controles saudáveis” (CS).

Em recente estudo, pesquisadores avaliaram as relações entre 6 fatores-chave de estilo de vida (medidos por meio de autorrelato) e humor deprimido (medido por meio de um item relevante do Questionário de Saúde do Paciente) em indivíduos com histórico ou atual de TDM e controles saudáveis (CSs). Análises transversais foram realizadas na amostra da linha de base do UK Biobank e análises longitudinais foram conduzidas naqueles que completaram o Acompanhamento de Saúde Mental.

A análise transversal de 84.860 participantes mostrou que tanto em TDM quanto em CSs, atividade física, dieta saudável e duração ideal do sono foram associados com menor frequência de humor deprimido, enquanto o tempo de tela e também o tabagismo foi associado com maior frequência à depressão do humor.

Estes dados sugerem que vários fatores de estilo de vida estão associados ao humor deprimido e, em particular, leva em consideração hábitos que envolvem maior tempo de tela e um sono pobre e padrão alimentar como estando parcialmente implicados na germinação ou exacerbação do humor deprimido.

Fonte: BMC Medicine. DOI: 10.1186/s12916-020-01813-5.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários