Notícias de saúde

Anvisa aprova vacina contra COVID-19 para crianças de 5 a 11 anos

16 de dezembro de 2021 (Bibliomed). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quinta-feira (16/12) que aprovou o uso da vacina contra coronavírus da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos. A vacina já é utilizada em brasileiros com idade a partir dos 12 anos. A expectativa é que a vacinação de crianças comece em janeiro, já que o ministério da Saúde preferiu esperar a decisão da Anvisa para solicitar as doses à Pfizer.

A Pfizer pediu a ampliação do uso da vacina para crianças com idade entre 5 e 11 anos em 12 de novembro. De acordo com a Anvisa, a farmacêutica submeteu dados e estudos de segurança que embasam o pedido de aprovação da indicação para crianças nessa faixa etária e a conclusão da análise ocorre após envio de dados complementares à Agência. A análise contou, também, com a participação de representantes de sociedades médicas brasileiras.

Estudos conduzidos pela Pfizer apontaram que a vacinação de crianças a partir dos 5 anos é segura e induz a uma resposta imune "robusta". Segundo a farmacêutica, a vacina foi bem tolerada pelo público do estudo, com efeitos colaterais leves, e eficácia de cerca de 91% casos sintomáticos de Covid-19 na faixa etária de 5 a 11 anos.

Na Europa, Canadá e Estados Unidos, crianças nessa faixa etária já estão sendo vacinadas contra o coronavírus com o imunizante da Pfizer. Outros países estão utilizando imunizantes diferentes para vacinar esse público, como é o caso da Argentina, Chile, China e Cuba.

A Pfizer conduz agora estudos com crianças a partir dos 6 meses até os 4 anos de idade para avaliar a eficácia da vacina nesse público. A estimativa é que tão logo os resultados estejam disponíveis, a empresa entre com pedido de autorização na Anvisa.

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 16 de dezembro de 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários