Notícias de saúde

Começa a vacinação contra o coronavírus na Europa

04 de janeiro de 2021 (Bibliomed). De lares de idosos na França a hospitais na Polônia, europeus idosos e os trabalhadores que cuidam deles arregaçaram as mangas no sábado e domingo, dias 26 e 27 de dezembro de 2020, para receber vacinas contra o coronavírus em uma campanha para inocular mais de 450 milhões de pessoas em toda a União Europeia. “Hoje, começamos a virar a página em um ano difícil”, disse Ursula von der Leyen, a presidente da Comissão Europeia. “A vacina #COVID19 foi entregue a todos os países da UE”.

As vacinas ofereceram um raro descanso enquanto o continente lutava com um de seus momentos mais precários desde o início da pandemia.

Apesar de bloqueios nacionais, restrições de movimento, fechamento de restaurantes e cancelamento de festas de Natal, o vírus tem perseguido a Europa nos meses de inverno. A disseminação de uma variante mais contagiosa do vírus na Grã-Bretanha gerou tanto alarme que a Europa continental se apressou em fechar suas fronteiras aos viajantes vindos do país, efetivamente colocando a nação como um todo em quarentena.

Na Alemanha, uma casa de repouso no estado de Saxônia-Anhalt, no leste do país, disparou contra o lançamento planejado de domingo da campanha de vacinação em toda a União Europeia, inoculando uma mulher de 101 anos e dezenas de outros residentes e funcionários no sábado, horas depois as doses chegaram. Pessoas também foram vacinadas no sábado na Hungria e na Eslováquia.

No início do domingo, dezenas de minivans carregando refrigeradores cheios de gelo seco para evitar que as doses da vacina Pfizer-BioNTech subissem acima de 70 graus Celsius negativos se espalharam para asilos em toda a capital alemã como parte da onda de imunizações. O lançamento ocorre em um momento em que a maior nação da Europa enfrenta seu período mais mortal desde o início da pandemia.

Com quase 1.000 mortes registradas na Alemanha a cada dia na semana antes do Natal, um crematório no estado oriental da Saxônia funcionou 24 horas, direto durante o feriado, para acompanhar.

Mais de 350.000 pessoas nos 27 países que formam a União Europeia morreram de Covid-19 desde que a primeira fatalidade do bloco foi registrada na França em 15 de fevereiro. E para muitos países, os piores dias vieram nas últimas semanas. Na Polônia, novembro foi o mês mais mortal desde o final da Segunda Guerra Mundial.

Enquanto isso, no Brasil, as autoridades federais continuam mudas acerca da vacinação.
A disseminação da doença só aumenta, assim como a mortalidade, com comprometimento inclusive da capacidade de atendimento dos sistemas público e privado de saúde. Quando a vacina estiver disponível não deixe de se vacinar; exija das autoridades que a vacina seja fornecida rápida e gratuitamente.

Fonte: The New York Times. December 27, 2020.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários