Notícias de saúde

Doença cardíaca pode tornar outras cirurgias mais arriscadas

04 de janeiro de 2021 (Bibliomed). Pacientes cardíacos podem enfrentar uma chance maior de complicações cardiovasculares após uma grande cirurgia que não envolve o coração, sugere uma nova pesquisa da Universidade de Basel, na Suíça. Segundo o estudo, 20% desses pacientes podem desenvolver problemas cardíacos após um ano de cirurgia.

O estudo incluiu pessoas de 65 a 85 anos e aquelas de 45 a 64 anos com doenças cardíacas. Todos os pacientes foram submetidos a cirurgias não cardíacas (visceral, ortopédica, trauma, vascular, urológica, espinhal e torácica) que os obrigou a permanecer no hospital por pelo menos uma noite.

Após a cirurgia, os 2.265 pacientes foram acompanhados por um ano para ataques cardíacos, insuficiência cardíaca, distúrbios do ritmo cardíaco e morte por doença cardíaca. Exames de sangue para troponina (uma proteína que é elevada no sangue quando o músculo cardíaco é lesado) foram usados ??para verificar ataques cardíacos assintomáticos.

Cerca de um em cada sete pacientes (15%) teve pelo menos uma complicação cardíaca em 30 dias. A incidência de 30 dias de complicações cardíacas foi maior em pacientes submetidos à cirurgia torácica (22%), seguida pela cirurgia vascular (21%), e cirurgia do trauma (19%). Um em cada cinco pacientes (21%) teve pelo menos uma complicação cardíaca em um ano.

Fonte: European Heart Journal - Acute Cardiovascular Care. DOI: 10.1093/ehjacc/zuaa008.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários